Friday, October 27, 2006

PRIVATIZAÇÃO

Palavra muito difundida na reta final das eleições, a privatização não é entendida pela grande maioria dos brasileiros.

Um dos maiores erros de Alckmin no segundo turno foi se prender muito aos escândalos do governo Lula e não explicar a sociedade, principalmente as classes mais baixas, o que ocorre no Brasil frente a econômia e quais as vantagens que esta teria em seus planos de governo, seja ele da privatização ou outro.

Reportagem publicada no site do Estadão demonstra que estatais privatizadas no governo Fernando Henrique, como a Siderúrgica de Tubarão ou até mesmo a Companhia Vale do Rio Doce, a maior potência nacional em lucratividade e exportação, elevaram seus lucros e contrataram mais no período pós-privatização.
A pesquisa, realizada pela Escola de Administração de Empresas da FGV denota, além de outros dados, que no período foram contratadas mais de 100.000 pessoas e que empresas antes com déficit possuem agora média de 15,5% de lucro.

A questão que deve ser priorizada é a de que privatizar não é sinônimo de desemprego ou venda de bens nacionais. Somente ressalta a má administração que o Brasil tem nos seus governos e a falta de informação da sociedade, que parece mais preocupada em ganhar Bolsas e mais Bolsas a enxergar as verdadeiras ações que podem melhorar o país.

No comments: